O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa se refere ao montante de dinheiro que entra e sai do caixa da sua empresa. É um termo usado pela área de finanças que está presente (ou pelo menos deveria estar) no dia a dia dos empreendedores. É um instrumento de gestão financeira que permite visualizar a movimentação por período.

Existem diversas planilhas na internet para gerar fluxo de caixa, mas os usuários do aplicativo Gerenciapp não precisam se preocupar em fazer muitas contas para chegar ao seu fluxo de caixa. Basta registrar normalmente suas despesas e cobranças no aplicativo e o seu fluxo de caixa será montado em tempo real.

Dica: Veja o post de como importar extrato bancário para maior agilidade no cadastro de despesas e cobranças.

Acessando o menu do aplicativo, em Financeiro > Fluxo de caixa, você poderá ver como está a movimentação do seu negócio. Nesta página você poderá selecionar o mês e o ano que deseja consultar, e além do seu extrato (movimentação) daquela competência (mês e ano) e clicar em “filtrar”, você visualizará as seguintes informações agrupadas:

Mês anterior: saldo de dinheiro da competência anterior (se você está no mês 06/2018, verá o saldo de 05/2018).
Entradas: crédito já realizado/pago no seu caixa de origem de cobranças ou aportes naquela competência.
Entradas previstas: cobranças totais daquele mês (pagas e não pagas).
Vendas no cartão: crédito de vendas de cartão de crédito a ser recebido naquela competência. Saiba mais sobre os movimentos de cartão de crédito neste post.
Saídas: total de despesas e retiradas naquela competência.
Fechamento: (saldo do mês anterior + total de entradas) – total de saídas.

Tipos de gasto: gráfico em formato de pizza que mostra os tipos de despesa que o seu negócio teve naquela competência.

Para que o valor do mês anterior seja mostrado em seu fluxo de caixa de forma correta, é importante que você faça o fechamento do caixa no final de cada mês. Para isso, basta acessar o fluxo de caixa no menu, selecionar a competência que se deseja fechar e clicar no botão “Fechar caixa”. Assim, o sistema irá calcular quanto você tem de caixa no momento e registrar, para ser computado no mês seguinte.

Importante: Uma vez que você fechar uma competência, ficará impedido de efetuar lançamentos de cobranças e despesas para aquela competência. Ou seja, se você fechou a competência 06/2018, não poderá cadastrar novas cobranças e despesas para para o mês de junho no ano de 2018.

Dica: Você também poderá visualizar o seu fluxo de caixa por centro de custo. Para isso, além do mês e ano, selecione o centro de custo e clique em “filtrar”. Saiba mais sobre centro de custo neste post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *